terça-feira, 14 de julho de 2009

Menu da semana




Nos tempos que correm cada vez é necessário ter mais imaginação para saber poupar também na alimentação.
Sim, porque comer caro não quer dizer comer bem,
e comer bem não quer dizer comer caro.
Há que saber fazer muito bem a gerência dos alimentos, não deitar nada fora e aproveitar com imaginação, não é assim tão difícil como pode parecer á primeira vista, tenho feito isto toda a minha vida.
Deixei de fazer as compras da semana ao sábado porque constatei que na praça por exemplo vendem tudo mais caro, passei a fazer as compras durante a semana.
Faço uma lista, não vou ao hipermercado sem ela, e tento não sair muito dela, claro que sou humana e muitas vezes trago mais qualquer coisa, mas na maior parte das vezes é porque me esqueci de a colocar na lista, também não devemos ser assim tão rígidos que não possamos comprar um miminho, afinal a vida também é feita de pequenas coisas.
Eu lembrei-me de passar a fazer uma lista/ementa do que serão as refeições da semana, é que levar á risca uma ementa da semana não é para min, mas ter uma noção do que poderei comer na próxima semana sempre ajuda nas compras que terei de fazer.
Sendo assim elaborei esta ementa.


- Dourada no forno com batata no micro-ondas (Já mostrei a receita)Salada

- Bifinhos de peru com cogumelos (sem natas mas sim leite) arroz de grelos

- Carapaus assados no forno c/batata a murro e salada

- Esparguete á bolonhesa e salada

- Medalhões de pescada c/alho francês puré de batata e salada

- Strogonof de peru com arroz de cenoura e esparregado


Todas as minhas saladas em princípio são mistas a maior parte das vezes também levam fruta e ervinhas aromáticas, é por isso que eu tenho uma mini horta em casa.
Tão importante como a ementa são as sopas (nós comemos todos os dias).
Temos o privilégio de ter uma alimentação mediterrânea, a tal que todo o mundo fala, e cada vez existe mais gente a querer saber como é porque é considerada muito saudável, e nós ás vezes esquecemos-nos disso.

Sem comentários:

Enviar um comentário